Calcula se o tempo da cirurgia em 1: 30hs mais ou menos. A anestesia usada para este procedimento é anestesia Raqui em conjunto ou não com a anestesia geral.
Anestesia Raqui: A pessoa perde a sensibilidade do umbigo para baixo, podendo ser submetida a procedimentos cirúrgicos ou outros sem sentir dor.
Anestesia Geral: É uma técnica utilizada para promover inconsciência completa, abolição da dor. Ou seja relaxamento do paciente permitindo a realização da intervenção cirúrgica. O paciente permanecerá no hospital no mínimo de 2 dias.
Em alguns casos sim pois os pacientes submetidos a artroplastia total de quadril tipicamente perdem mais de 500 ml de sangue durante a cirurgia. Antes de ocorrer a transfusão é avaliado o estado geral do paciente.
De modo geral, a única contra indicação absoluta é infecção no local onde será a cirurgia ou algum problema clínico grave. Ha porem alguma contra indicações relativas que devem ser discutidas diretamente entre o paciente e seu ortopedista, pesando em cada caso, o risco e beneficio.
Existe todo um planejamento Pré, onde o cirurgião solicita vários exames laboratoriais, Rx e Eletrocardiograma e também é agendado uma avaliação clínica pré operatória onde será esclarecidas dúvidas a respeito das medicações usadas pelo paciente as quais são necessárias suspender entre outras duvidas.
Não somente o uso do andador/bengala canadense, nas primeiras semanas será o suficiente.
A reabilitação é influenciada pela idade do paciente, o estado de consciência, a complexidade da cirurgia ,o tipo de prótese e o estado de saúde antes da cirurgia. Exercícios isométricos contração dos músculos sem movimentos das articulações e respiratório são repetidas varias vezes no primeiro dia pós operatório. Os pacientes são ensinados a se moverem de forma segura, a sentar-se no leito ou em uma cadeira no primeiro dia após a cirurgia.
Se drenos foram usados eles usualmente são retirados em 24 ou 48hs . Exercícios de movimentação do membro inferior e do quadril são iniciados no primeiro dia, além do treino de marcha com apoio, sempre sobre as orientações do fisioterapeuta.
A partir da segunda a quarta semana
Sim a fisioterapia necessária para uma boa reabilitação do paciente. O ortopedista avaliara como o paciente anda ou reclama de dor no pos-operatorio para determinar o tempo necessário de fisioterapia.
Tipos de fixação da prótese com o osso: O componente acetabular é sempre fixado `a bacia através de impacção sem cimento, sendo o componente femoral fixado podendo ser fixado com cimento ou sem cimento ao fêmur. O cimento é usado em pacientes com osteoporose (maior fragilidade no fêmur). Nos caso de paciente com boa qualidade óssea, dá-se preferencia a próteses sem cimento
Articulaçao do acetabulo: A utilização de cabeças de cerâmicas de melhor propriedade tribologica que o metal articulando-se com polietileno(componente acetabular)Convencional ou de ligação cruzada tem sido a superfície mais utilizada ultimamente apesar de ter uma menor durabilidade que a cerâmica cerâmica porém tem menor índice de possível complicações.
Cerâmica Cerâmica: Estão mais indicada para pessoas que não pretendem ou não poderão ter uma atividade mais intensa.apresentam grande durabilidade com menor reação ao organismo.
Estão associadas a:
Durabilidade: Os pacientes devem levar em consideração que as próteses possuem uma durabilidade menor em pacientes jovem ou que praticam algum exercício físico está prótese tem de se desgastar mais rápido do que em uma pessoa já de idade mais avançada e que não pratica nenhum exercícios .
Rejeição do organismo: Na artoplatia de quadril trabalhamos com a hipótese de infecção e não de rejeição.
Recuperação: Para uma boa recuperação é ideal avaliar as condições clinicas do paciente; definir qual a melhor implante e seguir rigorosamente as orientações do seu cirurgião.