Neste artigo iremos discutir em tema recorrente em meu consultório. Uma preocupação frequente de familiares ou do próprio paciente que mora sozinho, que será submetido a prótese total de quadril e tem receio de retornar sozinhos para casa e precisar de ajuda de outras pessoas
De início, devemos salientar que não há necessidade, de pacientes que são operados de prótese de quadril, serem encaminhados para clínicas de repouso ou similares em pós-operatórios. Além do custo, pesquisas mostram que há um maior risco de reinternação hospitalar com esses pacientes em comparação aos que vão diretamente para casa. Esta abordagem também pode ignorar a resiliência de pacientes que já aprenderam a viver com as limitações da artrose antes da cirurgia. Com a mobilidade melhorada e menos dor após a colocação de prótese, esses pacientes podem recuperar-se com segurança, sozinhos em casa.
Em um recente e interessantíssimo estudo, pesquisadores analisaram 910 pacientes consecutivos submetidos a prótese de quadril, verificando complicações nos primeiros 90 dias.
NÃO OCORREU diferença estatística entre os pacientes que retornaram para sua casa onde moravam sozinhos e pacientes que retornaram para casa e ficaram sob cuidados de familiares ou assistentes. Pacientes que moravam sozinhos tiveram mesmo score de DOR, não tiveram necessidades de reinternação hospitalar por qualquer motivo (trombose, pneumonia, infecção, …), com mesmo tempo para retorno à atividade diária ou ao trabalho.
Paciente que moravam sozinhos, apenas ficaram em media uma noite a mais no hospital, porque a equipe médica precisava ter certeza que estes pacientes conseguiriam andar e subir escadas sozinhos.
Nesse aspecto, a indicação da técnica de SUPERPATH para prótese de quadril auxiliaria em muito, pois como não liberamos nenhum musculo ou tendão, a possibilidade de para andar e subir escada é muito mais rápida que em uma técnica convencional.
Importante também salientar que não indicamos o retorno sozinho para casa em cirurgias para pacientes acima de 80 anos, mesmo que estes já morem sozinhos antes da cirurgia.
Obrigado e até o próximo artigo.
Fontes:
FLEISCHMAN AN et al. Patients Living Alone Can Be Safely Discharged Directly Home After Total Joint Arthroplasty: A Prospective Cohort Study. JBJS AM, vol 100-A, January, 2018.